
Compreender e valorizar a qualidade da educação e as fórmulas de acreditação das instituições de ensino implica adquirir uma visão global das características únicas e complexas do sistema que a produz. O seguinte quadro sobre qualidade educativa e acreditação foi concebido para lhe fornecer uma perspectiva que lhe permita avaliar as expectativas de aprendizagem que pode esperar de um sistema educacional, a integridade institucional da escola, a sua responsabilidade administrativa e a sua qualidade acadêmica.
A visão da Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação (EQAC) sobre a qualidade e acreditação da educação é apoiada pelas diretivas europeias sobre o reconhecimento na educação e formação, no Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (Créditos ECTS), nas diretrizes dos EUA sobre o reconhecimento na educação e treinamento, benchmarks de acreditação dos EUA, outros benchmarks de acreditação independentes, padrões setoriais para garantia de qualidade na educação, indicadores e organizações em todo o mundo que ajudam a valorizar a qualidade educacional, a política da UNESCO sobre educação de qualidade, excelência pessoal e realizações individuais.
Em quase todos os países, o ensino superior é controlado e supervisionado pelo governo nacional que dita a política de qualidade no ensino superior oficial. Muitas nações estão adaptando os seus sistemas de ensino superior no sentido de uma política mais liberal, competitiva e variada que se adapta ao mercado global, às fronteiras abertas e ao individualismo que se estão a expandir em todo o mundo. A acreditação surge como uma das mais importantes ferramentas de controle de qualidade na educação após esta tendência global. A acreditação reflete as vantagens comparativas de muitas instituições diferentes e suas diversas abordagens ao ensino superior, respeitando ao mesmo tempo os valores fundamentais de autonomia, autogestão, programas e qualidade acadêmica de cada escola. Atualmente, o ensino superior se apresenta como um sistema diversificado, competitivo e descentralizado, no qual institutos e universidades dos setores público e privado, cada vez mais dinâmicos, gozam de uma autonomia relativamente elevada e crescente. E a acreditação é a melhor forma de verificar a qualidade da sua educação.
Trabalhadores, pais, estudantes e outras pessoas consideram as organizações acreditadoras como referências capazes de fornecer informações coerentes e confiáveis sobre a qualidade da educação nas instituições de ensino e, cada vez mais, buscam participar do próprio processo. Não existe um modelo único que garanta a qualidade do ensino e a responsabilidade institucional. O que é essencial reconhecer é que num mundo globalizado, o sistema de acreditação assume muitas formas. Cada organização acreditada deve explicar, a partir de sua própria estrutura e procedimentos, como garante a qualidade de sua educação.
1999
Os fundadores da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional estavam conscientes da necessidade de estabelecer instrumentos internacionais para promover a qualidade da educação independente. Estes instrumentos são essenciais num mundo global e descentralizado, constituem uma fórmula eficaz para controlar as constantes mudanças no sector da educação privada, garantindo ao mesmo tempo padrões de qualidade na educação. Com a ideia de pensar globalmente através da ação local, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional decidiu enraizar-se nos ambientes socioeconómicos mais representativos do mundo ocidental.
A Comissão de Credenciamento de Qualidade Educacional foi criada no Reino Unido com número de registro: Companies House - 3.728.049, para melhor representar os interesses do Reino Unido e dos países da Commonwealth com a missão de fornecer credenciamento e auditoria de qualidade para instituições educacionais da Commonwealth.
2000
A Education Quality Accreditation Commission foi criada em Washington DC, Estados Unidos, como uma organização sem fins lucrativos para representar a América do Norte e todas as áreas de influência da língua inglesa. Também foi estabelecida em Espanha com o número de registo: B-80317283, para melhor representar os interesses dos países europeus, mediterrânicos e latino-americanos de língua espanhola.
A Fundação Together in the World (TW), que desenvolveu programas e atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UNESCO sobre a promoção do desenvolvimento social e cultural, incentivou a criação da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional como forma de promover uma educação de qualidade, e complementar o desenvolvimento social e cultural através de iniciativas educacionais independentes que atendam aos padrões de qualidade na educação. A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional foi profundamente inspirada pela política da UNESCO em matéria de educação para o século XXI.
2001
A Fundação TW reconheceu a necessidade de a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional adquirir autonomia institucional. A senhora Mercedes López, diretora da Fundação TW, renunciou às suas funções na Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. O Dr. Francis Dessart, na Bélgica, tornou-se presidente de uma Comissão de Acreditação da Qualidade da Educação institucionalmente independente. O Dr. Samuel Murinda, do Zimbabué, foi nomeado secretário da EQAC.
2004
O professor Francis Dessart renunciou ao cargo devido à idade avançada e problemas de saúde. O Dr. Samuel Murinda reduziu o seu envolvimento como Secretário da EQAC devido à sua dedicação a outras ocupações profissionais e académicas. Durante alguns anos de reorganização, a Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional entrou num período de pouca atividade. Em 2008, o Dr. Guillermo M. Olsen tornou-se o novo presidente da Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional. As atividades, regulamentos e serviços da EQAC e seu website foram revisados. Eduardo Cano, da Espanha, foi nomeado secretário da EQAC.
2012
A Comissão de Acreditação da Qualidade Educacional reuniu-se para autorizar uma direção mais executiva da Comissão. Dr. William Martin foi nomeado o novo presidente. Nuria Mañon, da Espanha, foi nomeada secretária da EQAC.